16 de outubro de 2011

Passeio de Trem entre Curitiba e Morretes

No final de semana passado, eu tive o prazer fazer uma viagem para Curitiba. Os meus planos iniciais eram de visitar a Ilha do Mel. Mas o destino me aprontou uma surpresa muito agradável, pois fez com que eu encontrasse com uma amiga, que à tempos eu não viajava com ela, e por caso ela estava indo para Curitiba na mesma época que eu. Ela me contava que estava querendo fazer um passeio de trem e me perguntou se eu topava fazê-lo com ela. Como eu sempre fui cavalo doido, de porteira aberta, imediatamente topei e fiquei de fazer o meu passeio para a Ilha no dia seguinte, ou seja, no domingo.

No sábado, dia 08/10/2011, embarcamos para uma viagem se sonhos e de história. Tudo parece ter saído de uma grande enciclopédia geral, o passado nos acena com sua beleza, formas e requinte para nos dar um banho de história. A vegetação nativa e a vegetação que foi trazida para o local nos enchem os olhos com uma beleza rara. O que restou da mata atlântica, aqui, nos mostra a grandiosidade do que foi o nosso país em termos de fauna e vegetação em um passado não tão remoto assim. É uma aula de botânica e zoologia a céu aberto.

Abaixo, publico algumas das fotos que fiz neste passeio. Espero que todos gostem e se sintam impulsionados a, quando puderem, fazer este roteiro.

Quanto a Ilha do Mel... Ficou para a minha próxima visita a Curitiba.

Grande abraço a todos.



Conjunto Arquitetônico ao longo da estrada - Curitiba - PR

Pinheiros ou Araucárias - PR

A composição era composta de 13 vagões


Paisagem com Araucárias ao fundo - PR

Paisagem em São José dos Pinheiras - PR

Reflexo da composição no vidro do nosso vagão


Árvore da Araucária - PR

Usina de álcool desativada - PR

Usina de álcool - PR

Mudança de trilhos - PR

Linha de trem, paralela para dar passagem a duas composições de vagões


Trecho em Pinhais - PR

Geradores de energia - PR


Chaminé de usina encoberta pelas águas da represa

A imagem se abre em um clarão e em questões de milésimos de segundos já sumiu

Várias curvas nos trazem novas surpresas, beleza e emoção






A locomotiva segue seu trajeto de paz e conforto



Inúmeros túneis



Represa ao longo da linha do trem

Represa do véu da noiva

Represa do véu da noiva

Represa do véu da noiva

Várias pontes fazem desta viagem uma grande aventura

E continua o caminho por entre as montanhas, descendo para o mar

Por entre um túnel e outro a imagem se materializa a nossa frente

Mais uma das inúmeras curvas desta estrada

As cores dos vagões contrastam com o verde da natureza

Grandes despenhadeiros - PR







E lá embaixo...

Ponte com estrutura de ferro - PR
A locomotiva na chegada
Morretes, um lugar bucólico

Até parece que o tempo parou. As palmeiras centenárias contemplam a vida

Os casarões majestosos que contam histórias e alimentam o estômago e a mente

Nenhum comentário:

Postar um comentário